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Servidor de RagnarÖk Online


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:10 am

    Como conseguir o jogo

    Você tem duas maneiras de conseguir o jogo:

    • Baixar pelo site ou
    • Adquirira o Ragnarok pela internet, e depois baixe nosso patch.
    As duas maneiras são fáceis e grátis!

    » Não perca tempo, comece aqui sua aventura no mundo de Ragnarök.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:47 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty Re: PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:15 am

    Como instalar o jogo

    A instalação do jogo pode ser feita de duas maneiras diferentes:

    • Pelo CD de instalação do jogo:
      Basta você inserir o disco que uma tela de instalação aparecerá automaticamente lhe dando duas opções: Instalar Ragnarok e Visualizar Tutorial. Sugerimos que você acesse o Tutorial antes de instalar. Lá você encontrará informações importantes sobre como iniciar sua aventura dentro de Ragnarok. Após ler o Tutorial, clique em instalar o jogo e siga as informações que aparecerão na tela para concluir corretamente a instalação.
    • Fazendo o download pela internet:
      Para isso, basta clicar aqui. Você será redirecionado automaticamente para o site Arena IG, onde o jogo poderá ser baixado através de 7 arquivos diferentes que juntos totalizam aproximadamente 700 Mb
    Antes de instalar o jogo, confira aqui a configuração mínima e a recomendada.

    Ao inserir o CD de instalação ou depois que fizer o download do jogo, a tela de instalação deve aparecer automaticamente. Se isso não acontecer, você terá que acessar o local onde se encontram os arquivos de instalação (o CD-Rom ou seu disco rígido, caso tenha baixado o jogo) e clicar duas vezes no arquivo "Rag_Setup.exe" ou "Setup.exe".

    Você deverá ler atentamente o Contrato de Serviço, e se concordar, marque "Aceito". O jogo será instalado no seguinte diretório: C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok Online (C:\Program Files\Gravity\RagnarokOnline). Se quiser, você também poderá escolher outro diretório para a instalação do jogo. Após a instalação, um ícone do jogo será criado em sua Área de Trabalho.

    Na primeira vez que acessar o jogo, aparecerá a janela de Setup. Ela também pode ser acessada diretamente no diretório Ragnarok Online e algumas opções podem ser alteradas dentro do próprio jogo, pelo atalho Alt+D. Para potencializar a performance do jogo em seu computador, escolha as seguintes opções:

    • Configuração: 640x480 Sprite
    • Texture Detail: no mínimo
    • Light Map e Fog: desligadas
    • Som: 2D
    Este formato é o que menos exige de seu equipamento.

    Dica: para melhorar o desempenho do jogo, instale a ultima versão do DirectX clicando aqui e tenha sempre o driver da sua placa de vídeo atualizado.

    » Saiba como começar a jogar.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:51 am, editado 2 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty Re: PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:17 am

    Como criar um personagem

    Ao acessar o jogo pela primeira vez, a tela da escolha dos personagens terá cinco espaços vazios, como mostra a figura.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img20



    O primeiro passo para criar seu personagem é escolher um nome, a cor e o corte de seu cabelo e ajustar seus atributos iniciais.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img21



    » Entenda os atributos dos personagens.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:52 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty Re: PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:19 am

    Entenda os atributos

    Conhecer as funções de cada atributo pode ajudar você a desenvolver seu personagem da maneira desejada. Toda vez que ganhar experiência suficiente (EXP), você terá a oportunidade de melhorar esses atributos.

    Clique na seta de cada atributo para ajustá-lo.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img22



    » Confira algumas sugestões de atributos iniciais.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:53 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty Re: PREPARANDO-SE PARA AVENTURA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:20 am

    Sugestões de atributos iniciais

    Os atributos iniciais são indicados para os jogadores que ainda estão conhecendo o Ragnarök. Aqueles que jogam há mais tempo podem escolher os atributos Hardcore e maximizar as capacidades de seus personagens.

    A tabela abaixo demonstra como as capacidades podem ser escolhidas.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img23


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img24


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img25


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img26


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img27


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img28



    » Entenda a importância do treinamento.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:54 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty CAMPO DE TREINAMENTO

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:21 am

    Comandos básicos: câmeras e movimentos

    Sua primeira visita a Rune-Midgard pode ser um pouco confusa. Você ainda não conhece os termos locais, leis, costumes e nem sabe como se locomover direito.

    Bem, a primeira coisa a aprender é como enxergar o mundo melhor.

    Rotação
    Para rodar seu ponto de vista ao redor do personagem, pressione e segure o botão direito do mouse enquanto o arrasta na horizontal.
    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Guiadojogo_primeirospassos_campodetreinamento_comandosbasicos_camerasemovimentos1



    Ângulo
    Para mudar o ângulo de visão, pressione e segure a tecla SHIFT junto com o botão direito do mouse, enquanto o arrasta para cima e para baixo.
    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Guiadojogo_primeirospassos_campodetreinamento_comandosbasicos_camerasemovimentos2



    Zoom
    Para aproximar ou afastar seu ponto de vista do personagem, pressione e segure a tecla CTRL e o botão direito do mouse, enquanto arrasta o mouse na vertical. Como alternativa, use a roda de rolagem do mouse.

    Movendo seu personagem
    Aperte o botão esquerdo do mouse em qualquer ponto do mapa para se mover até o local destacado pelo quadro verde. Para continuar andando em uma direção, apenas mantenha o botão pressionado.
    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Guiadojogo_primeirospassos_campodetreinamento_comandosbasicos_camerasemovimentos3



    Se quiser seguir um personagem automaticamente, aperte o botão esquerdo do mouse sobre ele, enquanto pressiona SHIFT.

    Saiba como conversar com outras pessoas.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:55 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty CONVERSANDO

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:23 am

    Comandos básicos: conversando

    Para aproveitar ao máximo suas aventuras, você terá de fazer amigos. Uma vez que tenha encontrado companheiros, você pode formar um grupo. Assim poderá enfrentar monstros mais fortes e ganhar níveis com mais facilidade. Você só precisa de duas letras para fazer amigos: "Oi".

    Tipos de conversa:

    Pública
    Digite uma mensagem na janela localizada no canto inferior esquerdo da tela e pressione ENTER. Todas as pessoas na tela poderão ler o que você está dizendo.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img04



    Privada
    Aperte o botão direito do mouse sobre o personagem com quem quer conversar e selecione a opção "Abrir chat particular". Uma janela abrirá, e o texto poderá ser lido apenas por você e pelo outro personagem.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img05



    Lista de contatos:

    O jogo também permite que você crie uma lista pessoal de amigos. Para incluir alguém nesta lista, aperte o botão direito do mouse sobre ele e selecione "Registrar como Contato".

    Emoticons:

    Seu jogo pode ficar muito mais divertido e dinâmico com o uso de emoticons.

    Saiba aqui como usá-los.

    Conheça mais sobre a interface.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:56 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty A INTERFACE

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:25 am

    Comandos básicos: interface

    Para ter sucesso no mundo de Rune-Midgard, você precisa de muito autoconhecimento. Compreenda bem as habilidades e características de seu personagem!

    Para descobrir tudo sobre você mesmo, aprenda a usar as diferentes janelas do jogo:

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img06



    Atalhos (F12)
    Arraste itens ou habilidades para os espaços desse menu para acessá-los rapidamente (teclas F1 a F9).

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img07



    Inventário (ALT+E)
    Exibe todos os seus itens e equipamentos. Um clique com o botão direito sobre um deles abre uma janela de descrição. Dê um clique duplo para usar o item. Para equipar armas e armaduras, arraste-os até sua janela de equipamento. Para jogar algo fora, simplesmente arraste o item desejado até o chão.

    Informações básicas (ALT+V)
    Mostra as informações vitais do personagem:
    - HP: Energia
    - SP: Magia
    - Base: Nível de Base. Permite que você aumente seus atributos.
    - Classe: Nível de Classe. Permite que você aprenda habilidades da sua profissão.
    - Peso: mostra quanto você está carregando e sua capacidade máxima. Ao atingir 50%, você perde a regeneração de HP e SP.
    - Zeny: mostra quanto dinheiro você tem.

    Equipamento (ALT+Q)
    Mostra quais armas e armaduras você está usando. Para remover um item, dê um duplo clique sobre ele.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img08



    Barra de HP e SP
    Mostram quanta energia e magia você ainda tem. Descanse ou use itens e habilidades para regenerá-los.

    » Saiba como conversar com os NPCs.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:57 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty CONVERSANDO COM OS NPCS

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:25 am

    Comandos básicos: Conversando com NPCs

    Logo no campo de treinamento, você conhecerá diversos NPCs ou Non Playable Character que, traduzindo, seria algo como personagens não-jogáveis. Trata-se de personagens que são controlados por computador, que não se movimentam e permanecem sempre no mesmo lugar.

    Os NPCs são figuras muito importantes em Rune-Midgard pois, além de fornecerem informações importantes aos jogadores, eles são os responsáveis por algumas quests, missões que, quando cumpridas, dão ao jogador recompensas especiais.

    Para reconhecer um NPC, basta deixar o cursor do mouse sobre ele. Caso apareça o símbolo PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img_balao, pode ter certeza: aquele personagem é um Non Playable Character.

    Sempre que puder, converse com um NPC, clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse. Seu jogo ficará muito mais interessante e divertido.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img09



    » Conheça os GMs.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:58 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty CONHECENDO GMs

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:30 am

    Comandos básicos: Conhecendo os GMs

    Os Game Masters, ou simplesmente GMs, são profissionais da Cool RO! especializados no jogo, que têm como principal missão manter a paz e fazer cumprir as normas de conduta dentro de Ragnarök.

    Eles são responsáveis por ter contato direto com todos os habitantes de Rune-Midgard, ajudando-os no que for necessário, sempre que possível.

    Também organizam e realizam todos os eventos especiais de Ragnarök e ainda testam, identificam e corrigem todos os possíveis "bugs" do jogo.

    Os GMs possuem poderes especiais e sabem de tudo o que está acontecendo no bRO. Todos eles possuem uma aparência única devido à roupa especial branca que usam, para se distinguir de outros jogadores.

    Atenção: somente os GMs possuem roupa branca. Eles sempre estarão com ela, para que você consiga diferenciá-los facilmente de outros personagens.

    Se durante suas aventuras em Rune-Midgard você encontrar um GM, não tenha medo. Converse com ele, com certeza ele te passará dicas muito legais para você se dar bem no jogo.
    Mas atenção, Gms não dão itens, conjuram mvps, ajudam a upar, entre outros que vocês mesmo pode fazer sozinho sem ajuda de algum Gm para você obter equipes ou itens super fáceis pedindo um Game Master , Itens e outros como sumona mvp teleporta entre mais somente poderão ser feitos com exeção do EVENTO, ou seja (Evento: acontecimento no game, supervisionado e planejado pela Staff CoolRO

    » Saiba como é o treinamento.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 11:59 am, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty O TREINAMENTO

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:33 am

    Preparando-se para o treinamento


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img45

    Bem vindo ao campo de Treinamento. A primeira coisa que você deve fazer ao chegar é conversar com a Zion. Ela lhe dará as instruções do que fazer.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img46

    Após falar com ela, siga pela ponte até entrar no castelo.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img47

    Para isso você deverá passar por cima do portal azul que aparece logo na sua entrada.

    Caminhe pelo corredor até encontrar a recepcionista. Ela será o próximo NPC com quem você deve falar.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img48

    O Recepcionista lhe dará a opção de se inscrever no treinamento ou de pular o treinamento.

    Se optar por Inscrever-se no treinamento, o que é uma excelente escolha, pois, além de conseguir informações muito importantes sobre o jogo, você também ganhará diversos presentes.

    Você será enviado para a próxima sala para falar com o Instrutor de Interface.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 12:00 pm, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty INICIANDO O TREINAMENTO

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:55 am

    Primeira fase: iniciando o treinamento


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img49

    O Instrutor de Interface (Chris) lhe dará a opção de ouvir a aula ou partir direto para a luta. Recomendamos ouvir a aula, pois você terá uma boa surpresa no final!^^






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img50

    Se você optou por ouvir a aula, o Instrutor lhe aconselhará a falar com Edwin, que é o Assistente de Interface.

    Para chegar até ele, vá para a entrada do lado direito da tela. Lá você verá outro portal que o levará par uma sala com o chão todo colorido. Edwin é o NPC que se encontra na primeira mesa da esquerda.

    Caso você não queira falar com Edwin, converse novamente com o Instrutor de Interface (Chris) que ele te encaminhará para o Instrutor de Habilidades (Secil), que fica do lado esquerdo de sua tela.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img51

    Quando estiver falando com o Instrutor de Habilidades (Secil) você pode perguntar a ele sobre o que ele ensina ou ir diretamente para a segunda parte do treino. Aconselhamos você bater um bom papo com o Secil e se mostrar interessado pelos seus ensinamentos. Eles serão muito importantes para sua evolução.

    Assim que terminar a aula de Secil ele lhe dará a opção de ir para a segunda parte do treino ou de dar uma olhada por ai. A melhor escolha é a segunda opção, procure a Instrutora de Itens que se encontra do outro lado da sala.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img52

    Quando falar com a Instrutora de Itens (Aris) ela lhe dará a opção de fazer a aula ou ir logo para o treinamento final. Se você fizer a aula direitinho ganhará mais alguns itens superlegais.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img53

    Agora é um excelente momento para você bater um papo com a Edwin e com os outros assistentes que ficam na sala com piso colorido. Se preferir pode ir para a segunda parte do treinamento. Para isso basta falar novamente com o Instrutor de Interface.






    » Segunda fase: prova prática.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 12:03 pm, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty PROVA PRÀTICA

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:57 am

    Segunda fase: prova prática


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img54

    Bem vindo à segunda fase do treinamento. Chegou a hora de testar todos os seus conhecimentos teóricos na prática. Antes de mais nada, você deve falar com o Instrutor de Batalhas chamado Elmeen.

    Ele se localiza na mesa à direita da sala e lhe dará uma ótima aula sobre monstros, experiência e itens. Ao terminar, você estará pronto para o desafio prático de combate.

    Para você iniciar sua prova prática (luta) você deve falar com o Ajudante (Kane) que fica na mesma sala. Ele lhe dará um presentinho que será muito útil e encaminhará você para a prova prática.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img55

    O objetivo do campo de prova prática é testar a sua habilidade de combate. De quebra você ainda pode ganhar alguns níveis de evolução ao derrotar os monstros.

    O NPC do Campo de Treinamento lhe dará todas as instruções necessárias para a batalha. Além disso, você poderá escolher se prefere treinar suas habilidades em campos de maior ou menor dificuldade.

    Dica do GM: É neste ponto que todos os pontos de habilidades e itens que você conseguiu durante o treinamento teórico serão importantes. Lembre-se de vestir todos os equipamentos e de atribuir uma tecla de atalho para usar a Poção de Aprendiz, conforme já lhe foi ensinado.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img56

    Quando você achar que já treinou o suficiente o próximo passo é atravessar a ponte e falar com o Funcionário de Checagem (Keyman). Ele lhe encaminhará para a Terceira e ultima fase do treinamento.






    » Terceira fase: avaliando seu potencial.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 12:03 pm, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty AVALIANDO O SEU POTENCIAL

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:57 am

    Teste final: avaliando seu potencial


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img57

    Nesta última fase você deverá conversar com o Instrutor de Aprendizes (Bruce). Ele lhe explicará tudo sobre todas as profissões de Ragnarök. Preste bastante atenção, pois você deverá escolher uma delas logo logo.

    Ao final da aula você deverá procurar Hanson, o Instrutor Final. Ele lhe dará duas opções: Fazer o teste de personalidade ou começar a jogar Ragnarök. Nossa sugestão é que você faça o teste. Ele identificará alguns traços de sua personalidade e baseado nisso sugerirá qual a profissão que se enquadra melhor ao seu perfil. Ao final do teste você poderá escolher se quer ou não atender à sua sugestão.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img58

    Parabéns: Sua fase de aprendizado básica está completa. Agora você já tem os conhecimentos necessários para começar uma vida de aventuras em Rune-Midgard. Continue navegando em nosso site. Você poderá encontrar informações que precisa na seção Guia do Jogo.






    » Como sobreviver em Rune-Midgard.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 12:04 pm, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty SOBREVIVENDO EM MID-GARD (PRONTERA)

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 10:58 am

    O que são zenys?

    Rune-Midgard possui um sistema de comércio e trocas muito desenvolvido. Existe até uma classe especializada neste assunto: os mercadores.

    Esta economia extremamente dinâmica é movimentada pela moeda local, chamada Zeny. É com ela que você compra armas poderosas e itens valiosos, tanto de outros jogadores como de NPCs.

    Como comercializar seus itens

    Para vender seus itens você precisa iniciar uma negociação com outros jogadores ou com NPCs específicos espalhados pelas cidades.

    Para vender um item para outro jogador, você precisa estar com a janela do seu inventário aberta (tecla de atalho Alt+E). Posicione seu personagem próximo do que vai comprar ou receber sua mercadoria e converse com ele sobre como será feita a transação, ou seja, quantos Zenys você quer receber pelo item que irá negociar.

    Com os detalhes acertados, clique com o botão direito sobre o personagem e escolha a opção "Solicitar negociação com [Nome do Personagem]". Se ele aceitar, aparecerá a janela de troca. Basta digitar o valor em Zenys que você passará para o outro jogador ou arrastar o item que você quer negociar de seu inventário até a janela, escolher a quantidade que deverá ser negociada e selecionar a opção "trocar".

    O comprador deve, então, digitar o valor em zenys que vocês combinaram ou arrastar o item a ser trocado de seu inventário até a janela de negociação. Se você estiver de acordo, basta clicar em Trocar. Pronto, a negociação foi concluída.

    Atenção: é muito importante que todos os detalhes da negociação sejam acertados antes de iniciar a transação. Dessa forma você pode evitar que ocorram problemas em sua realização.

    Como conseguir armas mais poderosas

    Vida de aprendiz é realmente complicada. Pouco dinheiro, pouco conhecimento e o que é pior: uma arma que mais parece a faca de cortar pão da sua avó! Mas não se desespere: existem centenas de armas diferentes no jogo para você comprar para o seu personagem. Com isso ele poderá encarar monstros mais fortes, que dão itens mais legais e mais experiência. Depois, você vende esses itens para conseguir mais zenys e comprar armas ainda mais fortes. Entendeu como funciona?

    Bom, para comprar uma arma, basta procurar um vendedor de armas. Todas as cidades têm um dentro de alguma construção, basta procurar com calma que você acha. Você também pode comprar armas de outros jogadores, principalmente de mercadores.

    Dica: além de carregar uma arma poderosa, é importante que você também tenha uma armadura resistente. Com isso, você conseguirá reduzir o dano sofrido quando atacado por um monstro. Os vendedores de armaduras geralmente ficam ao lado dos vendedores de armas. Você também pode conseguir armaduras com os mercadores. É só procurar que você encontra uma ao alcance de suas economias.

    Para você saber quais as melhores arma e armadura para seu personagem, consulte nosso database.

    A importância dos NPCs

    NPCs ou Non Playable Character são personagens não-jogáveis, ou seja, personagens controlados pelo computador, que permanecem sempre em um mesmo ponto do mapa.

    Os NPCs são figuras muito importantes em Rune-Midgard pois, além de fornecerem informações importantes aos jogadores, eles são os responsáveis por algumas quests, missões que, quando cumpridas, dão ao jogador recompensas especiais.

    Conheça as Kafras

    A Organização Kafra é o principal prestador de serviço de Rune-Midgard. A empresa conta com uma rede de lindas e charmosas funcionárias espalhada por todas as cidades. Sempre dispostas a ajudar quem precisa, as Kafras oferecem quatro tipos de serviços especiais para aos jogadores.

    No entanto, como se trata de uma empresa, você deve pagar uma taxa em Zenys para usufruir deste benefício. Mas não se preocupe, vale muito a pena...

    Os serviços prestados pelas Kafras são:

    • Salvar um ponto de retorno. Se for derrotado por um monstro ou um inimigo em uma batalha, você retornará automaticamente para o ponto de retorno salvo em uma Kafra.
    • Usar Armazém. Elas podem guardar os itens que você não está usando para não exceder seu limite de peso.
    • Usar Teleporte. Ajuda você a economizar tempo em suas viagens. Toda vez que usar esses serviços pagos, você acumula pontos, que podem ser trocados na Central de Serviços Kafra em Al de Baran.
    • Os mercadores também podem alugar carrinhos com as Kafras. Os carrinhos servem para que eles possam carregar mais peso e também abrir lojinhas para comercializar suas bugigangas.
    Ganhando experiência e evoluindo

    OK iniciante, está na hora de aprender algumas habilidades fundamentais.

    Você eventualmente descobrirá alguns golpes destruidores ou feitiços espetaculares, mas é preciso saber andar antes de aprender a voar.

    A maneira mais simples e óbvia de ganhar experiência (e, portanto, níveis) é caçando os monstros que infestam Rune-Midgard. Aqui, não existe o risco de extinção, então cace à vontade!

    A quantidade de experiência (EXP) que você ganha depende do monstro que você mata, ou seja, quanto mais poderoso ele é, mais EXP você ganha. Ao atingir um certo nível de experiência, você ganhará Níveis de Base e Níveis de Classe. Quanto maior for seu nível, mais EXP precisará para atingir o próximo.

    Você saberá que ganhou um nível quando a figura de um anjo aparecer sobre seu personagem

    Nível de classe

    A figura do anjo avisa que você ganhou um Nível de Base.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img29



    Um botão com uma seta aparece no canto inferior direito da tela. Clique nele.

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    A Janela de Atributos aparecerá. Adicione pontos clicando nas setas ao lado do atributo que deseja melhorar. A mudança é permanente, então escolha com cuidado.

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img31



    As oito habilidades básicas dos aprendizes

    Antes de mudar de profissão, você deve obter algumas habilidades obrigatórias que serão muito úteis para suas aventuras. Confira!


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img35

    Permite que você negocie com outros jogadores. Para negociar, aperte o botão direito do mouse sobre o personagem com o qual deseja fazer trocas e selecione a opção Solicitar negociação com [Nome do Personagem]. A Janela de Negociação aparecerá. Arraste os itens do inventário e/ou digite a quantidade de zeny que deseja trocar, e então selecione OK. Depois que o outro personagem tiver feito sua oferta, selecione TROCAR para completar a transação. É preciso estar próximo do personagem para negociar.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img36

    Permite o uso de emoticons. Aperte ALT+L para exibir a Janela de Emoticons. Ao clicar sobre um deles, o texto que os ativa aparece automaticamente no campo de conversa (aperte ENTER para executar). ALT+M abre uma lista de atalhos que você pode acessar apertando ALT+1-9.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img37

    Permite que o personagem se sente para acelerar a taxa de regeneração de HP e SP. Aperte INSERT para sentar ou levantar. Lembre-se: você não pode usar habilidades ou atacar, enquanto está sentado.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img38

    Permite que você crie uma Janela de Chat (ALT+C). Você pode definir um nome específico, limite de participantes e se ela é Aberta ou Privada (neste último caso, é preciso definir uma senha). Os nomes dos participantes aparecerão na lista na parte direita da janela.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img39

    Permite que seu personagem entre para um grupo. Agora as coisas ficam mais interessantes. Uma vez que você tenha sido convidado, selecione a opção CONTATOS (ALT+Z) na Janela de Informações Básicas para abrir a Janela de Grupo e Contatos. A experiência entre os membros do grupo pode ser dividida das seguintes maneiras:

    Dividida Individualmente: você recebe EXP proporcionalmente ao dano que causou ao oponente.

    Dividida Igualmente: todos recebem um valor equivalente, independente de sua contribuição na hora de derrotar o oponente.

    • Para dividir a EXP igualmente, a diferença do nível de base entre o personagem mais avançado e o menos avançado do grupo não pode ser maior do que 10 níveis.
    • Distribuição de EXP só se aplica a personagens que estão online e no mesmo mapa.
    • Personagens que morrem durante um combate não recebem EXP. Para abandonar um grupo, digite /leave.







    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img40

    Permite que o jogador usufrua os serviços das amáveis Kafras. Existe uma em cada cidade, e elas oferecem quatro opções, algumas por uma determinada taxa:

    a) Salvar um ponto de retorno. Se você for derrotado, retornará ao mundo nesse local.
    b) Usar Armazém. Elas podem guardar os itens que você não está usando para não exceder seu limite de peso.
    c) Usar Teleporte. Ajuda você a economizar tempo nas suas viagens Toda vez que você usa seus serviços pagos, pontos são acumulados. Estes podem ser trocados na Central de Serviços Kafra, em Al de Baran.
    d) Os Mercadores também podem alugar carrinhos com as Kafras.






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img41

    Permite que o jogador organize seu próprio grupo. Para criar um, digite na Janela de Chat /organize "[Nome do Grupo]" (não se esqueça das aspas).

    Você pode convidar membros clicando sobre eles com o botão direito e escolhendo a opção "Convidar para o Grupo".






    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img42

    Só quem criou o grupo pode escolher como dividir a experiência.






    Parabéns!
    Ao chegar ao Nível de Classe 10, você poderá escolher sua primeira profissão.

    » Dicas importantes.


    Última edição por [GM]Shy em Ter Mar 31, 2009 12:05 pm, editado 1 vez(es)
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    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Empty DICAS IMPORTANTES

    Mensagem  [GM]Shy Ter Mar 31, 2009 11:05 am

    Esquema básico da vida de um aprendiz

    Agora que você já tem uma noção de que o começo de sua vida em Rune-Midgard não será nada fácil, está na hora de fazer uma revisão de tudo o que você aprendeu.

    Você terá uma vida de aventuras e diversos desafios em Rune-Midgard, mas a vida de aprendiz é basicamente a mesma para todos que estão começando, e podemos resumi-la em um esquema gráfico para que você a entenda melhor:

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img14


    Monstros: Conheça o seus amigos
    Rune-Midgard é o lar de vários monstros, uns mais fortes outros nem tanto. Eles podem ser caçados para ganhar experiência e, ao mesmo tempo, oferecem itens que são vendidos para se conseguir dinheiro:

    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img10
    PORING
    Monstro gelatinoso bastante comum que está sempre procurando itens derrubados - o que faz deles um dos alvos mais comuns dos Aprendizes.

    Deixa cair: Jellopy, muco pegajoso, maçã, garrafa vazia, maçã verde e carta de poring.




    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img11
    FABRE
    Um dos monstros mais inofensivos para os novatos é a larva do Creamy - mas cuidado! Ela pode se transformar em um inseto voador perigoso.

    Deixa cair: Felpo, trevo, pena, esmeralda, erva verde, carta de fabre.




    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img12
    LUNATICO
    Um monstro que parece um coelho peludo de mau humor, apenas um pouco mais forte que um Poring... mas é um bom oponente para aprendizes acima do nível de base 5.

    Deixa cair: Pena, maçã, cenoura arco-íris, espada, carta de lunático.




    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Primeiros_passos_img13
    SAPO DE RODA
    Um monstro com aparência de sapo que normalmente é encontrado em florestas úmidas e perto da água. Não se meta com eles a não ser que tenha nível 7 ou superior.

    Deixa cair: pata pegajosa, ovo de sapo, erva verde, garrafa vazia, esmeralda, carta de sapo de roda.





    Para conhecer mais sobre os monstros de Rune-Midgard, acesse nosso banco de dados.

    Para saber qual deles você pode encarar, basta olhar o nível de cada monstro. Quanto maior o nível, mais difícil ele é.

    Comandos UTEIS

    Confira os atalhos que vão tornar sua vida muito mais fácil


    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Tableblue_topleftPREPARANDO-SE PARA AVENTURA Tableblue_topright
    Botão esquerdo do mouseMove o personagem, pega itens, lê placas, conversa com NPCs e ataca monstros (segure CTRL ao clicar em um inimigo para que o personagem continue atacando até derrotá-lo).
    /NCToda vez que clicar em um inimigo, você o atacará repetidas vezes até derrotá-lo.
    Arrastar mouse com botão direitoRoda a perspectiva da câmera ao redor do personagem.
    SHIFT + arrastar mouse com botão direito pressionadoMuda o ângulo da câmera.
    CTRL + arrastar mouse com botão direito pressionadoAfasta e aproxima a câmera.
    INSERTFaz o personagem se sentar e levantar.
    ALT + 1-9Executa comandos e falas pré-selecionadas.
    ALT + OAbre a Janela de Opções.
    ALT + AAbre a Janela de Atributos.
    ALT + SAbre a Janela de Habilidades.
    ALT + QAbre a Janela de Equipamentos.
    ALT + EAbre a Janela de Inventário.
    ESCAbre a janela para sair do jogo ou trocar de personagens.
    PREPARANDO-SE PARA AVENTURA Tableblue_bottomleftPREPARANDO-SE PARA AVENTURA Tableblue_bottomright

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